top of page

O que é RPG Solo?

Como-começar-uma-aventura-de-RPG_preview

Antes de entrarmos no mérito do RPG Solo. É preciso explicar para muitos leigos o que é RPG. Pra quem sabe o do que se trata podem até pular esta parte, pois, vamos chover no molhado.

RPG é um sigla inglês que dizer Role-playing Game, que traduzindo significa "Jogo de interpretar". Um jogo no qual jogadores criam um único personagem e segue uma trama sem roteiros. Os Jogadores falam como estes personagens falariam, e diz as ações que seus personagens neste jogo fariam.

O RPG geralmente é um jogo que se joga em média com 3 ou mais jogadores nos quais estes serão personagens criados por eles próprios e irão enfrentar um desafio da aventura.

Deste grupo de jogadores, um deles acaba ficando com uma função diferenciada, este jogador irá criar a aventura, os desafios e adversidades que os outros jogadores com seus personagens únicos irão enfrentar. Este jogador é chamado popularmente de "mestre".

Em suma, isto compõe uma partida de RPG, jogadores que criam seus personagens e os interpretam e um único jogador que irá narrar a aventura sendo o mestre do jogo. O Mestre começa contando a história e os demais jogadores interagem com ela usando seus personagem criados.

E que personagens e aventuras são essas?

Elas ocorrem tudo na imaginação dos jogadores, o meste do jogo começa contando uma história dentro de um gênero qualquer (fantasia medieval, terror, cyberpunk, etc) e embasados em apenas alguns livros e planilhas que dão um norte para criação do cenário onde se passa a história.

O jogador que fica com a função de mestre tem a importante tarefa de criar um inicio de uma aventura, no qual os personagem precisam vencer, criar os inimigos e desafios que poderão surgir em uma trama que não segue roteiros pré estabelecidos.

Não seguem roteiros pré estabelecidos, pois cada jogador irá interpretar seu personagem de um jeito que podem comprometer o final da aventura de forma boa para os personagens ou de forma não tão boa para os personagens.

Todas estas cenas, ações devem ser ditas e imaginadas em grupo.

Entendam a diferença, o jogador não irá pular de um prédio em chamas para salvar uma garotinha que ficou para trás, mas talvez o personagem deste mesmo jogador sim! E como isto é feito?

O jogador, diz sua ação em detalhes e descreve como o personagem dele faria nesta situação. Como ele iria entrar no prédio? Estaria portando algum objeto para ajuda-lo? a garotinha é realmente importante para o personagem?

Por exemplo: o jogador diz:"Meu personagem se molha em um balde com água e corre até o prédio em chamas!"- E os demais jogadores, inclusive o mestre imaginam a cena junto com ele.

Será que o personagem consegue resgatar a menininha? Como determinamos isso?

Logico que o jogador iria preferir dizer que sim, que o seu personagem conseguiu de forma "fodástica" resgatar a menina e ainda sair ileso. Mas qual a graça disso? O jogo não teria emoção.

 

Para sabermos  se conseguiu, cada jogo de RPG conta com um sistema de regras escritas em um livro ou apostila que darão uma solução "mecânica" por meio de rolagens de dados. Nesta rolagem sim, determinaremos se o personagem do jogador conseguiu salvar a menininha ou não. Cada jogador antes de qualquer partida sabe que certas ações dramáticas ou desafios que são suscetíveis ao erro devem ser testas em rolagens de dados. Isso faz com que o jogador pense melhor e crie estratégias para o sucesso de seus atos.

E é isso que torna um jogo de RPG tão emocionante!

 

Como se ganha uma partida de RPG?

No RPG todos ganham! Não se trata de quem consegue mais pontos ou derrota mais adversários e sim como se interpretam o personagem e como a aventura termina. Mesmo que o mestre conte a historia, ainda sim ela depende das escolhas que jogadores farão para seus personagens.

Por fim, o RPG é isto, jogar um jogo de interpretar papéis, imaginar cada cena e participar de inúmeras aventuras narradas por outro jogador. A conclusão destas aventuras são imprevisíveis, até mesmo para ao mestre que se propôs a criar o desafio. 

Alguns exemplos de jogos de RPG que vimos na cultura Pop:

Galerinha do Stranger Things  jogando o Clássico Dungeons and Dragons
Os vários episódios da série The Big Bang Theory onde mais uma vez vemos D&D sendo jogado pelos persoangens da série.

Mas o que é o RPG SOLO?

O RPG solo é outra modalidade de RPG, diferente do grupo, como o próprio nome diz, você joga sozinho.

Ao invés de possuir um mestre narrando as cenas da aventura e seus desafios temos algo pré estabelecido para este único jogador.

O maior exemplo são os "livros-jogos" no qual são livros com uma historia fechada, textos e algumas ilustrações para ajudar na imersão. Estes livro-jogos trazem as escolhas pré determinadas para o leitor (que automaticamente vira jogador) em forma de textos com opções de escolha.

As regras de criação de personagem e mecânicas de resolução de desafios já constam nestes mesmos livros. E a aventura só termina quando o leitor/jogador chega à ultima página do livro.

Outra modalidade de RPG Solo são os exemplos de jogos e sistemas que simulam o mestre do jogo que constam neste site.

O diferencial desta outra modalidade de RPG Solo é o jogador assumir o papel de jogador (criar o seu personagem ou personagens únicos) e de mestre (Narrar a cena e descrever desafios).

Todos os jogos que estão disponíveis para download podem ser jogados de forma solo. O grande desafio desta modalidade de jogar solo é a forma de "simular" um mestre de jogo, contendo as surpresas e alternando ser o mestre e jogador.

Logico que não vamos cair na pretensão de recriar exatamente todas as  respostas que um possível ser humano daria durante a narração de uma aventura, porém, por meio de tabelas pré estabelecidas e rolagens de alguns dados podem ajudar os jogadores solitários a imaginar a cena naquele momento. Acaba que a surpresa de cada aventura aguarda na aleatoriedade de rolagens, no qual você mesmo jogando solo e conduzindo sua própria aventura NUNCA saberá até onde cada cena termina.

Para que serve o RPG Solo?

Não vou entrar no mérito de qual RPG é melhor que o outro. Cada um tem suas características próprias: o RPG convencional se joga em grupo, temos interação social, criatividade e pessoas. Já o RPG Solo você joga sozinho e todo esforço de imaginar a cena cai sobre você. Você determina até quando você esta se divertindo ou não.

São experiencias diferentes.

Realmente é mais divertido jogar com mais pessoas e um mestre, porém e se o seu grupo não for centrado? E quando seus amigos não podem se reunir para jogar? Aí o RPG Solo pode ser útil.

RPG Solo pode ser útil também, caso você é mestre, está querendo estrear um livro novo de regras, mas não esta seguro de "mestrar" utilizando as regras. Daí você pode jogar solo, criar um personagem e joga este sistema de forma SOLO para se habituar com as regras.

Talvez, assim como eu, tem uma pilha de livros de RPG que você comprou e nunca usou, pois, seu grupo prefere jogar outro jogo ou nem sequer existe mais.

Então fique a vontade, mesmo se com esta explicação você ainda ficou com dúvida do que é um RPG e como funciona o RPG SOLO, não se preocupe pois, cada uma destas apostila que se encontram no link download têm suas próprias regras e explicações de como se jogar sozinho ou em grupo e ingressa-lo neste maravilhoso universo do RPG.

A única regra essencial do RPG SOLO é: divirta-se do seu jeito!

Aprenda-como-começar-a-jogar-RPG.png
bottom of page