top of page
Foto do escritorTiago Alves

"Vídeo Gamezando" seu RPG

3 Dicas para transformar suas Aventuras de RPG em Vídeo games de Mesa.

Fala, galera!

Esta é a matéria da Revista Jogador Solo de Outubro - 2023. Achei bem pertinente que resolvi postar no site também.


Antes de mergulharmos nessa matéria, é importante ressaltar que não há problema algum em manter o RPG de mesa e os videogames em mundos separados. Já vi vários gampelays de mesas de rpg no youtube e mestres sendo categóricos em separar rpg sendo uma coisa, video games de RPG outra. E não tem problema, muitos adoram o puro e clássico RPG de mesa, enquanto outros buscam uma experiência mais "videogame" na mesa.

Se você é da primeira opção, pode ficar a vontade em pular esta matéria e aproveitar o restante do conteúdo da revista (sem ressentimentos).

MAS… Se você, como eu, se identifica com a segunda opção, esta matéria é para você.

1. Usar as famigeradas Aventuras Prontas como Fases de Videogame


Se você curte usar aventuras prontas para até mesmo jogar RPG SOLO, imagine a mesma como um épico jogo de aventura, com cada mapa ou cena representando uma "fase". Cada masmorra, cidade ou encontro completando um conjunto de "fases" do game.

Leia a introdução da aventura, a proposta do jogo e crie seu personagem normalmente. Quando chegar na parte em que os jogadores devem resolver, provavelmente o documento da aventura vai entregar tudo mastigado, com a localização de cada coisa num mapa e segredos todos revelados… Não tem problema, use isso como objetivos claros que seus personagens precisam cumprir, como uma fase de um game.

Para evitar perder a graça de descobrir spoilers da aventura, ja que uma aventura pronta possui todas as respostas para o mestre, crie uma mina tabela com 2 ou mais opções e defina você mesmo um final alternativo, ou um prazo de tantos testes ou ações para chegar no objetivo, que se por sinal não conseguirem, você utiliza esta outra opção de final.

2. O Sistema 8 Bit Dungeon Retrô RPG


Para aqueles que buscam um gostinho de nostalgia, o sistema 8 Bit Dungeon Retrô RPG é uma ótima pedida. Com suas mecânicas inspiradas nos jogos 8-bits da era de ouro dos videogames, ele permite que você emule aventuras de RPG com aquele toque retrô. Lute contra monstros utilizando mecânicas que emulam o sistema simples da época, resolva quebra-cabeças estilo e mergulhe em um mundo de 8 bits na sua imaginação.

Tudo que precisa fazer é interpretar a lore do jogo em questão e emular os personagens dentro das inúmeras classes das inúmeras adaptações do sistema.

Uma vez em posse do pdf com as regras do 8 Bit Dungeon Retrô RPG, no capítulo “Criando seu jogo” possui todas as mecânicas e ferramentas necessárias para criar esta experiência emulada.


3. Franquias de Videogame como Inspiração


Que tal pegar aquela franquia de videogame que você adora e transformá-la em uma campanha de RPG? Seja explorando o mundo pós-apocalíptico de Fallout, enfrentando as ameaças cósmicas de Mass Effect ou caçando monstros em um cenário estilo Monster Hunter. Use o sistema de sua preferência e adapte-o ao universo do jogo para criar uma experiência única. Assim como na dica anterior, seu diferencial é já pegar as franquias que adora e colocar na sua mesa. Muitas vezes esperamos aquela produtora famosa criar uma adaptação do seu jogo favorito e ainda pagamos caro (muitas das vezes) para obtê-la, sendo que simplesmente você mesmo pode fazer a sua aventura dentro da sua franquia favorita de games.

Esta edição da Revista Jogador Solo serve como exemplo que pegou a famosa franquia da Nintendo, Super Mario Bros e através do mini Sistema conseguimos emular toda uma experiência imersiva no universo dos jogos do Mario.

Você não vai ser processado, nem irá ferir direitos autorais se limitar a apenas sua mesa pessoal de jogo.


Lembre-se, o RPG de mesa é flexível, e a diversão está em moldá-lo ao seu gosto. Não importa se você é um jogador novato, veterano ou mestre, o importante é se divertir e criar histórias épicas.

Então, pegue seus dados, escolha sua classe e entre nesse mundo onde a única limitação é a sua imaginação.

Vamos solaaaaa, meu povo!


51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page