Fala, galera!
Apesar de parecer propaganda enganosa (clickbait) não é bem essa história que você está pensando.
Uma coisa que tenho reparado nestes anos em que jogo RPG é o quanto a história é importante e não falo só da historia que o mestre cria (esta irei falar mais a frente), eu falo da história que é gerada na mesa de jogo com os jogadores.
Tive essa ideia de comentar sobre isso observado como nós jogadores nos lembramos das histórias na sessão de jogo.
"Repare que na maioria dos casos o que mais nos lembramos é de como nossos personagens reagiram em determinada cena, mais do que a própria historia que o mestre criou para que ela acontecesse."
Em outras palavras, essa história que quero ressaltar aqui é aquela que é criada durante o seu jogo. A história que é jogada. A história que é contada e imaginada em grupo.
Ela tem um roteiro? Tem tabelas pré-estabelecidas e eventos planejados pelo mestre (ou por você mesmo se for o caso de jogar solo)?
E dai?
Tenho pra mim que uma história ganha vida quando imaginada na sua mesa de jogo.
Por isso uma sugestão que dou a você é que valorize estes momentos, guarde-os.
Uma coisa que sempre faço, no meu caso, além de digitar num arquivo de texto qualquer é fazer um ou dois desenhos das cenas marcantes de uma aventura. Meu grupo de rpg até já sabe que logo depois de uma sessão eu apareço com alguns desenhos ilustrando as cenas das história que os personagens vivenciaram. E a galera adora, mas por que?!
Não só pela aventura em si, mas pelas histórias que nós como jogadores construímos com nossos personagens. Pela experiência que é construída na hora ao criar "a história" do seu personagem dentro de uma história pré-estabelecida de um mestre, por exemplo.
Com os devidos créditos, o que não podemos esquecer que uma importante aventura com momentos legais só se torna uma boa história porque houve alguém quem a preparou previamente. O mestre, o arquiteto narrativo que tem a tarefa de fazerem os personagens irem do ponto A ao ponto B com motivações e desafios.
Para mim uma história no rpg só existe se há jogadores que a tiraram do papel e a transportou para o mundo da imaginação, superaram desafios usando a criatividades e as vezes, rolagens de dados. E juntos como jogadores improvisaram eventos em uma narrativa sem roteiros.
Um exemplo: O mestre da nossa campanha sistema 3d&t criou toda uma campanha dentro de um lore já existente do cenário MEGAMAN. Meu personagem por exemplo, o TdeTudo-Man tinha uma personalidade insana que beirava megalomania, interagiu neste mundo, perdeu quase todos os PVs. Sem perceber, a medida que jogamos o jogo, passamos nas aventuras, TdeTudo Man estava tecendo sua história. Esta história que merece ser registrada.
Uma sugestão que dou para ajudar a quem quer se lembrar de suas histórias, sempre que possível tenha pequenas anotações, nem que seja em tópicos, desenhos, diários, etc. Alguns sistemas de rpg possuem espaço na ficha de personagens para isso, aproveite. Mas não seja tão exigente consigo mesmo, você não precisa ser um escritor de um “best seller”, ser um exímio quadrinista e nem tão pouco ter mais contos na manga que um bardo. Apenas tenha qualquer tipo de registro, mesmo que só para você, pode ser qualquer coisa que traga do universo da imaginação para o mundo tangível.
Você verá que estes registros vão valorizar a sua partira, ajudarão a recordar-se daquela falha crítica cômica, daquele acerto crítico épico que salvou o grupo, dar risadas, ter aventuras para se guardar que nunca nenhum livro, filme ou série sonharia em produzir.
RPG é isso, histórias, histórias que você participa, histórias que você como jogador deve se lembrar.
E você? O que acha sobre as histórias no rpg? Tem algum momento memorável que merecia ser registrado (com desenho, texto, poema, etc)? Comenta aí, eu quero saber das suas experiências.
Então é isso, até a próxima e
Fiquem com Deus.
Comments