top of page

Como usar um oráculo

Matéria da revista Jogador SOLO de Setembro 2022. Apesar de chover no molhado, ainda acho válido mostrar na prática como utilizar um oráculo de modo geral.

Fala, galera!

Apesar de chover no molhado, gostaria de separar esta matéria para dar uma explicação definitiva do que é um oráculo no RPG SOLO, onde vive, o que come… etc.

Pode parecer meio óbvio para nós acostumados neste meio, mas sei que tem muita gente nova surgindo e muitos deles não sabem ou têm dificuldades de utilizar um oráculo.

Para facilitar, vamos linkar a revista para que você acompanhe pela tabela:


Mas o que raios é um oráculo?

Na cultura grega o oráculo significa uma previsão do futuro, ou entidade que faz previsões. Mas jogando RPG SOZINHO o oráculo é “emulador” de mestre. Suas tabelas irão simular as respostas e descrições que o mestre de RPG daria a seus jogadores em uma mesa de RPG convencional.


A proposta do oráculo é jogar qualquer aventura de qualquer sistema de RPG de forma instantânea, da mesma forma que um RPG de mesa tradicional. Várias aventuras várias possibilidades que com ajuda do pdf você pode jogar seu RPG sozinho! E a surpresa de NUNCA saber o que te aguarda!

Uma ótima forma para treinar seu improviso, podem gerar aventuras surpreendentes, campanhas épicas instantaneamente.


COMO PODE SER USADO O Ó3

(clique na imagem para baixá-lo)


PARA JOGADORES

1. Jogar RPG SOLO e “simular” as respostas de um mestre de RPG convencional;

2. Jogar de forma cooperativa com um ou mais jogadores, caso todos querem jogar ao invés de ter o trabalho de um pré-preparo de um o mestre;

3 a praticidade de não precisar preparar nada previamente;

4. Jogar o seu RPG favorito, uma vez que seu grupo não tem mais tempo para jogar junto.

5 Jogar aquele RPG “diferentão” que adquiriu recentemente e o restante da sua mesa se nega conhecer;


PARA MESTRES

1. Testar um sistema de RPG novo que você, precisa treinar as regras antes de jogar em grupo;

2. Durante sua sessão de RPG, improvisar reviravoltas da trama, adicionar eventos ou quaisquer coisas para acrescentar na sua aventura já preparada;

3. Útil para criar aventuras instantâneas para seu grupo de jogadores,



O QUE PRECISA

A ideia do Ó3 é usar junto com seu sistema de RPG. Ela serve para qualquer um (D&D, 3d&T, DAEMON, T20, Old Dragon, etc).

• Dados multifacetados (além dos que o seu sistema escolhido precisa), mais especificamente d6, d10, d20 que são referentes às tabelas que geram resultados no Ó3;



Exemplo jogo:

Vou tentar simular na prática por meio de um “passo-a-passo” como se joga.

• Escolhi meu sistema e vamos imaginar uma aventura no mundo de ONE PIECE.

  • Criei meu personagem utilizando o sistema de regras de RPG que escolhi pra jogar, um aspirante a pirata chamado “Barba”.

  • Com a tabela de “OBJETIVO” rolei 1d6, saindo 3 - ROUBAR.

Como “jogador” já tem o plot principal “ROUBAR”. Agora como “mestre” vou improvisar algo a partir disso:

Barba queria conhecer o alto-mar e pegar a grande linha, mas para isso ele precisaria de um barco. Ele não tem um barco e muito menos dinheiro para comprar um. Que tal ROUBAR um? E como começa? Onde o Barba está?

  • rolo 1d6 para a tabela de LOCAS. Saiu 4 - CIDADE PORTUÁRIA.

Como “jogador” sei onde o Barba se encontra, vamos interagir com o mundo. Vou perguntar para o oráculo (o que seria o mestre de RPG) como é a cidade.

  • rolo 1d20 da tabela de descrição: 12 - PODEROSO. Faz sentido?! Sim, se contextualizarmos:

Então como jogador imagino que a cidade portuária chama (posso inventar o nome) “Porto Real” e é muito poderosa já que é a capital central do país, poderosos almirantes podem ser encontrados nas bases da marinha, assim como poderosos e famosos piratas que se escondem aqui.

Como jogador preciso fazer a história andar, o objetivo é roubar. Hora de começar a fazer perguntas ao oráculo a favor da trama, e fazer as ações conforme o Barba, personagem que criei faria.

Vou para o porto mais próximo, tem muita gente lá?

  • rolo um dado qualquer na tabela de “SIM e NÃO”: PAR= SIM

O porto: (posso inventar o nome) “Porto do Barco Encalhado” está lotado. Acho que o Barba vai interagir com um personagem não jogável (NPC).

  • Rolo 1d6 para o tipo de NPC e o que ele conversa na tabela 1d6 ASSUNTO: 5 CAPITÃO e 3 DESVANTAGEM.

No meio das várias pessoas Barba encontra um CAPITÃO e a DESVANTAGEM é que o CAPITÃO (posso inventar o nome) K-ROLL é um desprezível pirata que já tem rixa ou com o seu personagem, a cidade ou os 2. (você neste caso pode determinar no dado de quem é a rixa).

  • Neste momento utilizo o sistema de regras que escolhi jogar junto com o oráculo para resolver esta cena. Vai ser um combate? Um jogo de argumentações e xingamentos? Alguma outra mecânica exclusiva do sistema que escolhe? Você agora como “jogador” resolve.


O essencial do oráculo e até mesmo de qualquer jogo de RPG é você usar sua imaginação, os resultados serão aleatórios, mas o segredo é contextualizar e adaptar a lógica da cena no universo do seu jogo.

É justamente a sensação de “não estou no controle, NÃO SEI O QUE VAI ACONTECER NA PRÓXIMA CENA” que é o charme de usar o oráculo.


Tente praticar usando agora o Ó3 com seu sistema de RPG favorito.

Dúvidas, estarei à disposição.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page