Essa matéria saiu na edição da Revista Jogador Solo de Março 2022 mas achei pertinente repostar para ajudar você que ainda quer criar algo novo
Fora maratonar o “Master Chef”, a única coisa referente a culinária que eu sei fazer é o popular “mexido” que nada mais é uma mistureba de resto de almoço que como na janta.
Trazendo isso para minha mesa de RPG, o 8 BIT RETRÔ RPG é um ótimo exemplo de mexidão. Após conhecer o clássico 8 bit dungeon que estava em inglês, foi traduzido, reformulado e foi lapidado.
Fui acrescentando misturas de outros jogos e outras próprias até virar o que virou 8 BIT DUNGEON RETRÔ RPG.
3 Dados 1 Vida 1 RPG, nada mais é do que outro mix de um 8bit Dungeon, temperado à 3 dice dungeon e uma pitada de regra nova.
Pode-se dizer que o mexidão virou o prato principal.
Dois tipos de sistemas modificados que baseiam mecânicas de outros trazendo um "frankenstein de sabores”.
Trazendo à lembrança a citação da Revista JOGADOR SOLO de Maio 2021, muitas das inspirações podem vir de jogos ou sistemas que experimentamos. E se você, assim como eu, não é um cara que consegue sentar na cadeira e invocar o mago da
inspiração que solta uma bola de boas ideias na sua cabeça, fica a dica.
Degustar (não literalmente) vários outros jogos e mecânicas. Esteja aberto para jogos de tabuleiros, cartas, joguinhos de celular e todo tipo de coisa.
Assim como um novo prato da mais alta gastronomia, nada mais é do que uma mistura ousada de sabores e alimentos, os jogos bem podem ser uma mistura de mecânicas.
Não estou incentivando o “copia mas não faz igual”. Mas a se inspirar em algo.
E para não precisar reinventar a roda, há muitos sistemas que deixam o molde pronto pra você só acrescentar suas coisas, como o famigerado “DOMINUS”, a 101 Games que liberou a licença para você criar seus jogos no sistema d10 e até mesmo o MINI SISTEMA.
Seu próximo jogo pode ser um “mexidão” e não há problema nisso, desde que tenha diferenças suas que o mantenha autêntico.
A Revista JOGADOR SOLO incentiva você a criar sistemas próprios, tabelas, jogos, inspirações.
Você vai errar.
E daí?!
Continue, prove, misture temas, tabelas, oráculos, tente deixá-lo mais jogável possível.
Faça seu “mexido” virar seu prato principal.
E esteja disposta a ouvir feedback.
Nem todo mundo gosta de uma bela feijoada e vão preferir um feijão tropeiro. Isso não quer dizer que sua feijoada é ruim. Ofereça seu mexido para outros.
Jogar jogos é com certeza muito gostoso, mas jogar algo seu, tem um sabor bem diferente.
Experimente!
Comments