top of page
Foto do escritorTiago Alves

Criando seu "Mexidão"

Essa matéria saiu na edição da Revista Jogador Solo de Março 2022 mas achei pertinente repostar para ajudar você que ainda quer criar algo novo

Fora maratonar o “Master Chef”, a única coisa referente a culinária que eu sei fazer é o popular “mexido” que nada mais é uma mistureba de resto de almoço que como na janta.

Trazendo isso para minha mesa de RPG, o 8 BIT RETRÔ RPG é um ótimo exemplo de mexidão. Após conhecer o clássico 8 bit dungeon que estava em inglês, foi traduzido, reformulado e foi lapidado.

Fui acrescentando misturas de outros jogos e outras próprias até virar o que virou 8 BIT DUNGEON RETRÔ RPG.

3 Dados 1 Vida 1 RPG, nada mais é do que outro mix de um 8bit Dungeon, temperado à 3 dice dungeon e uma pitada de regra nova.


Pode-se dizer que o mexidão virou o prato principal.

Dois tipos de sistemas modificados que baseiam mecânicas de outros trazendo um "frankenstein de sabores”.

Trazendo à lembrança a citação da Revista JOGADOR SOLO de Maio 2021, muitas das inspirações podem vir de jogos ou sistemas que experimentamos. E se você, assim como eu, não é um cara que consegue sentar na cadeira e invocar o mago da

inspiração que solta uma bola de boas ideias na sua cabeça, fica a dica.

Degustar (não literalmente) vários outros jogos e mecânicas. Esteja aberto para jogos de tabuleiros, cartas, joguinhos de celular e todo tipo de coisa.

Assim como um novo prato da mais alta gastronomia, nada mais é do que uma mistura ousada de sabores e alimentos, os jogos bem podem ser uma mistura de mecânicas.


Não estou incentivando o “copia mas não faz igual”. Mas a se inspirar em algo.

E para não precisar reinventar a roda, há muitos sistemas que deixam o molde pronto pra você só acrescentar suas coisas, como o famigerado “DOMINUS”, a 101 Games que liberou a licença para você criar seus jogos no sistema d10 e até mesmo o MINI SISTEMA.

Seu próximo jogo pode ser um “mexidão” e não há problema nisso, desde que tenha diferenças suas que o mantenha autêntico.

A Revista JOGADOR SOLO incentiva você a criar sistemas próprios, tabelas, jogos, inspirações.

Você vai errar.

E daí?!

Continue, prove, misture temas, tabelas, oráculos, tente deixá-lo mais jogável possível.

Faça seu “mexido” virar seu prato principal.

E esteja disposta a ouvir feedback.

Nem todo mundo gosta de uma bela feijoada e vão preferir um feijão tropeiro. Isso não quer dizer que sua feijoada é ruim. Ofereça seu mexido para outros.

Jogar jogos é com certeza muito gostoso, mas jogar algo seu, tem um sabor bem diferente.


Experimente!

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page