top of page
Foto do escritorTiago Alves

Seus personagens conversam entre si?

Uma situação um tanto comum que talvez muito jogador Solo deixou passar em branco. Quando seu grupo é composto de mais de um personagem jogador (PJ) eles conversam entre si? como vocês reagem?



Fala, galera!

Eu sou o Tiago e uma coisa que tenho reparado nas minhas campanhas solo quando jogo com mais de um personagem é: como seriam as interações entre eles?


Geralmente ao jogar uma campanha solo, gosto de criar de 2 a 3 personagens jogadores (PJ's). Principalmente em D&D 1ª edição no qual meu time conta com 4 personagens.

Eles entram em Dungeons, matam monstros, salvam o dia, conversam com npc's (gerados por oráculos), mas e entre si? Será que estou dando a devida atenção?


Como nós bem sabemos que mesmo em partidas solos, temos o papel do mestre (muita das vezes sendo um gerador por meio de algum oráculo ou tabelas) e o papel dos jogadores. Eu não sei vocês, no meu caso eu foco muito na interpretação da parte do mestre e as vezes confesso que deixo passar momentos como personagens jogadores. E o que constitui jogar em uma partida de RPG? Fazer o Roleplay (interpretar).

Interpretação é o carro forte de qualquer RPG de mesa. Ela faz a ambientação, traz a imaginação as cenas e cada ação descrita (no nosso caso de RPG solo: imaginada).

Então quando estiver em uma aventura, divertindo-se na cidade ou fazendo qualquer coisa, que tal conversarem entre PJ's?!

Até mesmo em RPG eletrônicos, em Dragon Age por exemplo, durante as missões os membros do seu grupo sempre conversam entre si. As vezes concordando, as vezes discordando e até mesmo soltando uma piadinha.

Isso é um a mais, não existe regra para isso e só ajuda na imersão. Dá personalidades aos personagens, nada mais do que o mesmo que você faz quando joga em uma mesa de RPG com um grupo de amigos.

Trazendo para os personagens da mesa de seu RPG solo, que tal o Clérigo ordeiro do seu grupo reprovar o ladino que insiste em roubar as pessoas nos centros da cidade?

E se o seu grupo se reunisse em um plano para invadir o covil daquele bando de inimigos, o ladino se oferece pra entrar furtivo, o bárbaro já sugere cair matando, o clérigo expulsando e curando, etc...

Então, lembrem-se:

Entre uma ação e outra que tal uma converse entre PJ's? Um elogio ao clérigo que expulsou os mortos-vivos, uma repreensão ao mago por errar a magia, uma ordem ao ladino preguiçoso e por aí vai.

Um dos benefícios de fazerem os PJ's conversarem muita das vezes é a identificação com o personagem.

Afinal, ao assistir seu filme favorito, série o que você acha que atrai o publico?

A identificação, a empatia. Um dos grandes desafios dos roteiristas é fazer com que o personagem agrade a tais grupos de pessoas por meio da assimilação. E como fazemos isso? Além de atos, PALAVRAS, diálogos, gírias e jeito de falar.

Pense nisso.

Comece a praticar:

Uma das coisas que tenho feito ultimamente é determinar a personalidade dos meus PJ's (ou alinhamento) e a partir disto fico imaginando o que cada um deles faria em tal cena. Se forem mais de 2, Cada um no seu "turno" de agir.

Você verá que haverá mais "humanismo" no seu jogo, coisa que temos muito em mesas de RPG em grupo.


E você?! Como você reage me situações assim? seus PJ's interagem?.





136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page