top of page
Foto do escritorTiago Alves

Utilizando NPC´s em RPGs SOLO

Atualizado: 2 de set. de 2019

Já pararam para pensar a relevância de um NPC em uma aventura solo? Como funciona a interação? Como deixa-lo interessante na trama uma vez que você mesmo o controla.



Fala, galera!

Eu sou o Tiago e jogo RPG SOLO há alguns meses e utilizei vários sistemas de vários oráculos para o meu jogo solo.

Mas uma coisa que passava em branco e não tinha parado para reparar até que o Genê Zell, participante do nosso grupo do facebook Solo RPG fez esta observação:

"...Porém uma coisa que ainda não entendi, ou pelo menos não consegui visualizar, é a interação com NPCs. Nos meus RPGs de mesa tradicionais, em grupo, as partes mais interessantes do jogo são as conversas e interações entre personagens.
como vocês fazem? inventam diálogos e conversam falas por falas ou só imaginam em linhas gerais como é o diálogo e avançam o jogo? ou alguma outra opção?"

Realmente, achei a dúvida dele muito pertinente. Com certeza, todo jogador Solo ja passou por situações assim. O que inventar para o NPC dizer, uma vez que é a função do jogador solo é alternar entre jogador e mestre?

Você pode criar tabelas de como este NPC será, sua raça, sua classe, mas como controlar o que ele vai dizer de forma que ainda seja surpreendente para você jogador solo?

Fiquei pensando e resolvi criar uma matéria sobre isso.

Longe de mim querer solucionar a questão com algo direto, único e simples. Nem quero ser o dono da verdade criando algo definitivo. No caso, vou compartilhar como eu lido com situações de NPC´s na trama de minhas aventuras.


Sugestão 1# 1d6 para conseguir algo útil

Nos jogos do 3 dados 1 vida 1 RPG, precisamente na apostila "divertindo-se na cidade" criei uma solução provisória, uma vez que este sistema é para ser algo simples, rápido e casual.

Encontra-se no capítulo "NPC's linguarudos":

"Nos RPGs antigos de vídeo games o que as cidades mais tinham eram npcs que davam dicas e informações preciosas aos jogadores. Uma das opções que você pode fazer é quando resolver conversar com um npc rolar 1d6. Saindo 1 ou 6 este em npc dará uma dica quente sobre a próxima missão ou se preferir, role um evento da tabela de “eventos” do seu jogo e descubra o “spoiler” que o npc passará para você. Dai você apenas inventa um contexto dentro do seu jogo."

trazendo para seu jogo solo, você poderá rolar o dado e saindo os valores indicados ele poderá dar uma informação preciosa, facilitar uma busca ou dar uma sugestão útil aos personagens.


Sugestão 2# Tabela de descrição

Outra forma que utilizo para contornar esta situação é caso esteja jogando meu sistema favorito + RPG solo Oráculo (disponível no link downloads).

Ao encontrar com um npc utilizo a tabela "descrição" e rolo de 1 ou 2 vezes para conseguir uma definição do que o personagem quer dizer. Sorteio a descrição e contextualizo pra realidade do npc e da trama em questão.


Sugestão 3# O cara da aventura

Sempre buscando sentido na aparição de um NPC de forma à fazer uma aventura a "andar", você pode utilizar a oportunidade de encontrar um NPC para realizar missões principais ou até mesmo estas mini missões entre uma aventura e outra. Você verá que muita das vezes encontros com npcs podem virar aventuras épicas.


estas sãos as opções que utilizo nas minhas aventuras. Espero que tenham sido uteis para vocês.

E você? Como você faz? Compartilhe conosco nos comentários!



396 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Pedro galvan
Pedro galvan
19 de nov. de 2022

Comecei a me questionar nisso agr a pouco, pois tem uma npc que esta tendo muito destaque na aventura e é bem provalvel que ela se torne uma futura companheira. (ou não né, rpg solo é bem imprevisivel)

Curtir
bottom of page