top of page

Wizards não irá mais produzir material de RPG traduzido, mas... Nem tudo está perdido!

Taí uma noticia que chocou toda a comunidade brasileira de D&D, mas vamos olhar para outro lado...

Fala, galera!

É lamentável saber que a Wizards of the Coast, a criadora/distribuidora do famigerado RPG Dungeons and Dragons, não irá mais produzir seus livros e cartas de Magic em nosso idioma. É realmente uma pena, já que para muita gente o inglês não é tão acessível para o entendimento. Mas... Nem tudo está perdido!


Vamos por partes, realmente não sou lá entendido do assunto e nem faço parte da comunidade D&D tanto quanto gostaria. Esta é apenas a MINHA OPINIÃO sobre o assunto, e pretendo trazer um outro lado da história.


Para quem não sabe, a Wizards of the Coast é uma renomada empresa de jogos e entretenimento, famosa por criar alguns dos jogos de tabuleiro e de cartas colecionáveis mais populares do mundo. Eles são os responsáveis por títulos icônicos como "Magic: The Gathering" e "Dungeons & Dragons". Além disso, a Wizards of the Coast promove eventos e torneios para os fãs de seus jogos, proporcionando uma experiência imersiva e interativa. E mesmo sendo leigo, mas gostando de jogos de estratégia, fantasia e aventura, é bem provável que já tenha ouvido falar dos incríveis jogos deles.


É realmente lamentável saber que a Wizards of the Coast encerrou a produção de conteúdo para o português, especialmente considerando a popularidade dos jogos Dungeons and Dragons e Magic: The Gathering entre os brasileiros.

Muitos jogadores no Brasil contavam com esses materiais em português para uma experiência mais acessível. Afinal, os livros de Dungeons and Dragons são os mais conhecidos quando se trata de RPG de mesa, e as cartas de Magic frequentemente são as mais valiosas no mercado nacional.

Essa notícia certamente chocou a comunidade de jogadores brasileiros, privando-os de acessar o conteúdo em sua língua nativa e dificultando sua participação completa nesses universos de jogos.

Sei que isso não aconteceu de uma noite para o dia, já que há algum tempo a Galápagos, empresa de jogos responsável pela distribuição e tradução dos jogos da Wizard, perdeu contrato e houve até algumas demissões.

Então, não teremos mais conteúdo sobre D&D e Magic traduzido para o português por algum tempo. E se você ouviu falar de RPG e ouviu falar de um tal Dungeons & Dragons, vai ter que se contentar com o material em inglês ou com o que foi produzido até o presente momento.



O que a empresa Wizards alegou na nota traduzida ao lado.


No entanto, nem tudo está perdido!

Essa situação também pode ser vista como uma oportunidade para o cenário de RPG nacional e produtores independentes brasileiros.

Com o encerramento da produção de conteúdo pela Wizard of the Coast, há uma grande oportunidade para que os desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo brasileiros preencham essa lacuna.


Ao invés de dependerem exclusivamente de produtos estrangeiros, os jogadores brasileiros agora podem voltar sua atenção para os jogos de RPG nacionais, que podem oferecer experiências igualmente ricas e imersivas, e acima de tudo, em português e a preços mais acessíveis.

E não é de hoje que mais material e empresas independentes estão surgindo, produzindo tanto material de qualidade, que até me atrevo a dizer ser até melhor do que muito conteúdo oficial da Wizard.

Alguns exemplos com links que valem sua atenção: Coisinha verde, 101 Games, Jambô Editora, Retrô Punk, Tagmar, etc...

Todas elas trazem material de conteúdo de qualidade, com certeza algo dentro do seu gosto e muitos deles GRATUITOS, sem necessidade de você se dar o trabalho de buscar em sites de terceiros, comunidades ou piratear.

Eu vejo isso como algo que pode incentivar o crescimento e a diversificação do mercado de RPG no Brasil, estimulando novos desenvolvedores e criadores a atender à demanda por conteúdo em português e a criar experiências únicas e inovadoras para os jogadores brasileiros.

Embora o fim da produção de conteúdo em português pela Wizards of the Coast seja uma perda para a comunidade de jogadores brasileiros, também pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento e fortalecimento do RPG nacional.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page