Você precisa entender que na categoria de RPG Solo tudo vai partir de você! E quanto mais cedo entender isso, melhor para seu jogo.
Uma das primeiras coisas que me deparei quando iniciei na jornada de jogar RPG solo foram algumas comparações com o rpg convencional, que talvez aqueles que se aventuram na categoria RPG SOLO também vão se comparar.
Você tem as regras, o livro do sistema que vão usar e espera se divertir com seus amigos.
A sua jogatina e parte do desenrolar da trama depende do mestre e da cooperação dos jogadores. E todo o grupo em conjunto coopera para que a aventura aconteça.
E durante isso tais práticas ou paradigmas são comuns em quase todas as mesas de jogos. Não que estejam erradas, muito pelo contrário, existem porque funciona em RPGs em grupo.
Os principais paradigmas do RPG comum jogado com um grupo:
Todas as regras (ou maioria) sendo seguidas à risca;
O universo onde se passa seu jogo seja fiel ao proposto pelo sistema de RPG que utilizam;
Cooperação dos jogadores em prestar a atenção na historia e manter o foco o máximo possível;
Imersão: se tiver... ajuda.
Uma periodicidade e tempo de qualidade na sessão;
É muito comum grupos que tenham mais um item que outro mas não é este o ponto.
Daí você descobriu um tal de RPG SOLO e que existem outras formas de se jogar RPG que não seja em um vídeo game ou livro-jogo.
Você procura saber, começa a ver vídeos, ver matérias (como este site lindo e maravilhoso) e pior... resolve você mesmo jogar SOLO!!!!
A medida que põe em prática, de repente começa o conflito do programado RPG tradicional.
Você tão acostumado a seguir tais regras listadas quando joga em um grupo que agora que você esta sozinho, pode acabar, meio que inconscientemente se sujeitando a fazer TODO O POSSIVEL do check list anterior.
E talvez se sentindo sozinho, achado sem sentido toda aquela quantidade de tabela aleatória e acabar travando em uma cena ou até mesmo não saber como começar.
Nesse momento, meu caro, pode vim o questionamento:
"Será que eu estou jogando certo?"
Você precisa entender que a partir de agora, na categoria de RPG Solo não há mais ninguém, tudo vai partir de você! E quanto mais cedo entender isso, melhor para seu jogo solo.
Saiba que quando tudo parte de você sozinho, temos outro leque de opções:
As regras podem ser seguidas, ignoradas e/ou improvisadas;
O universo pode ou não ser fiel ao seu jogo;
Foco é todo seu;
Imersão não sofrera interrupções da sua parte;
O período de qualidade você determina;
No solo, tudo se resume no "EU", mesmo parecendo egocentrismo, mas a realidade é que o "eu" determina tudo.
EU estou gostando? EU estou me divertindo? EU estou sendo fiel as regras do livro e as que crio? Ate quanto tempo EU posso jogar hoje?
Lembre-se que esta jogando solo. Ninguém vai te questionar se ignorar ou interpretar uma regra errada. Ninguém vai te julgar por refazer tal cena. Só você mesmo!
Uma das coisas maravilhosas que o RPG SOLO proporciona é quebrar o paradigma do grupo de rpg! E quanto mais mais cedo entender isso, mais seu jogo vai fluir e menos você vai parar de se sentir culpado por fazer isso ou aquilo de acordo com sua preferencia.
Não me entenda mal! Não há problema com o RPG em grupo, ele é o que é! Só digo que são categorias diferentes. Solo uma coisa, RPG em grupo é outra. Um não anula o outro.
O RPG solo precisa ser divertido, esteja atento a suas necessidades para que a experiência seja mais satisfatória, pode parecer estranho da primeira e segunda vez, mas a medida que muda sua mente para quebrar o paradigma do grupo "ser diferente do solo" melhor serão suas sessões de jogo.
Relaxe!
Talvez você seja do tipo metódico que pretende levar todas as "regras do rpg de grupo" para seu jogo solo. E aí que está a beleza de se jogar solo, você também pode e não esta errado!
Uma frase que sempre digo é "Não existe um jeito errado de se jogar RPG SOLO!"
Vou deixar o link sobre como foi a minha e como pode ser a sua sessão de RPG solo para tirar de referencia.
Espero que ajude vocês jogadores nessa jornada desta categoria de rpg, que não é nova, nem melhor, mas é única para você!
Me diz aí, qual o paradigma que você tem ou tinha quando jogou solo? Já se sentiu jogando errado?
comenta aí.
Ótima reflexão mestre!